Identidade Visual

Job: Marca Jóias da Selva
Cliente: Jóias da Selva
Recursos: Adobe Illustrator


Objetivo

Jóias da Selva é uma empresa sediada no estado do Acre, voltada para o segmento de Biojóias, tendo como público clientes que buscam originalidade, a empresa associa metais nobres (ouro, prata) com sementes da região amazônica. São utilizadas várias espécies de sementes, mas dentre elas a que mais e destaca, principalmente pelo apelo ecológico é a jarina. O marfim-vegetal, ou jarina, é uma variedade de palmeira encontrada principalmente no norte da América do Sul. Essa árvore de crescimento lento tem belas frondes que brotam diretamente do chão.

O marfim vegetal é uma alternativa prática, pois se parece com o de origem animal, é extremamente duro, permite bastante polimento e absorve bem os corantes. O marfim vegetal e o animal são tão parecidos que os artesãos em geral deixam um pouco da casca marrom nos seus produtos para provar que não usaram marfim de elefante – proibido em todo o mundo.

A marca deverá transmitir a imagem de uma empresa ambientalmente correta, que contribui para o desenvolvimento sustentável e mostra que é possível utilizar recursos naturais sem agredir a natureza. Foi definido durante a Metodologia de Design, que o conceito-chave seria “Sofisticação e Sustentabilidade”

Problema a ser resolvido

Tentar unir sofisticação e apelo sustentável, uma vez que por anos esses dois conceitos foram totalmente opostos, já que num passado não muito distante o "sofisticado" era usar pele de animais, usar marfin de elefante, entre outras coisas que iam totalmente contra a natureza.

Solução

Criar uma marca que deixe bem explícito que a matéria-prima principal da empresa é proveniente de uma fonte sustentável e que é 100% vegetal. Para isso foram pesquisadas várias plantas da família da Jarina para encontrar a junção perfeita de folhas que pudessem ser encontradas em uma tipogrfia elegante e sofisticada.

A segunda tipografia é a "Hand of Sea" utilizada para o slogan “presente e futuro”. Este Slogan fecha o conceito de sustentabilidade e de sofisticação. Esta tipografia feita à mão torna claro que a empresa está, pelas mãos do artesão, utilizando recursos da naturesa, presenteando as pessoas hoje, visando um futuro melhor para o planeta.

Ao final obtive uma marca que representa um colar de pérolas em meio à natureza.

 



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